Reunião Ordinária – 21 de Fevereiro de 2022

por Interlegis — última modificação 23/03/2022 12h50
Reunião Ordinária
Reunião Ordinária – 21 de Fevereiro de 2022

Cinara Dreide – Ascom/Câmara

Fotos: Luiz Hermínio

Em pauta:

Caminhão limpa fossa, título de Cidadão Honorário, tapa buracos, Lei Marku Ribas, voltas às aulas, ponto facultativo, horta comunitária, serviço de telefonia, placas de sinalização, retorno fumacê, mutirão da Defensoria Pública, isenção de IPTU, limpeza e roçada, troca de lâmpadas, regularização do REURB, retorno da Unimontes. 

 

Vereador Keké Viana (PSD): Declarou que a câmara aprovou 32 projetos do executivo em 2021 e até hoje a cidade não teve a resposta e nem as melhorias esperadas. Apresentou vários projetos de leis, entre eles, o dia de louvor católico, lei Marku Ribas, que beneficia as bandas e artistas de Pirapora, voltas às aulas presenciais em Pirapora, proibição da suspensão da água por parte do SAAE enquanto estiver na pandemia e o ponto facultativo para o dia da Consciência Negra. 

Vereador Tom da 1000Tom (PRTB): Requereu a possibilidade de reabertura do prazo do REFIS/2021, ativação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Solicitou ao Executivo, o planejamento das secretarias para a execução dos trabalhos em 2022. Requereu serviço de telefonia. Também falou sobre o andamento da horta comunitária na APAC. Requereu coleta de lixo para o Alto Pernambuco e Associação Emanuel. Solicitou a Simutran placa de PARE e PROIBIDO ESTACIONAR no estacionamento do Pronto Socorro, local onde o Corpo de Bombeiros e SAMU estacionam. Acessibilidade para cadeirantes e idosos. Finalizou solicitando a vigilância sanitária o retorno da fumacê para combate dos pernilongos nos bairros Cidade Jardim, Shekinah e Bom Jesus.

Vereador Domingos Fonseca (PSC): Convidou a todos para o mutirão da Defensoria Pública que realizará diversos serviços jurídicos gratuitos. Indicou Moção de aplausos para Ten Cel PM Wilson Fabiano Gonçalves da Silva. Requereu minuta do anti projeto de lei que concede isenção do IPTU sobre os imóveis atingidos pelas enchentes.

Vereador Antônio Marcelo (PSB): Requereu tapa buracos na Rua Pará, Maranhão, Sete Lagoas, Rotary, Av América, implementação de faixa de pedestres da Av Tiradentes. Agradeceu aos moradores do Residencial São Francisco pelo convite das reivindicações do esgoto a céu aberto e agradeceu ao SAAE por ter atendido pedido. Solicitou ao presidente Keké Viana, que olhasse sobre os planos de cargos e carreiras dos efetivos. Pediu a supressão dos eucaliptos na Av Beira Rio, visto que esse fim de semana, caiu uma árvore na rua. Finalizou abordando sobre os cursos profissionalizantes para a população.

Vereador Loro (DEM): Falou da sua visita junto com o Vereador Keké no Alto Pernambuco, e disse que os moradores reivindicaram energia elétrica para aquele local. Solicitou roçada no bairro Bom Jesus I e II, Sagrada Família, Barreiro e Industrial. Tapa buracos principalmente na Rua 13 de maio, limpeza dos buracos e capina nos meios fios.

Vereador Itamar do Cordeiro (PSD): Pediu ao Executivo que assim que finalizar as chuvas comecem os tapas buracos. Sobre o bairro Sagrada Família, disse que não adianta só passar a patrol porque o cascalho é fino e solta com a densidade de chuva. Reforçou o pedido da rede de esgoto no bairro Bom Jesus II e relatou ter reunido várias vezes com a direção do SAAE e o Prefeito Alex. Cobrou a regularização do REURB onde várias pessoas serão beneficiadas com esse projeto tendo a documentação legalizada das suas casas. Finalizou agradecendo a visita do Deputado Federal Franco Cartafina.

Vereador Mika (PTB): Disse que tem vereadores oportunistas que só pensam na política e estam jogando a população contra ao Governo atual, mas afirmou que a cidade está um caos e que as cobranças dos vereadores devem ser de forma responsável.

Vereador Leandro Rios (PDT): Cobrou mais uma vez a limpeza e roçada no bairro Cidade Jardim e no bairro Primavera e que através do Executivo conseguiu um caminhão limpa fossa. Comunicou a conquista das trocas das lâmpadas por led e reforçou o pedido da extensão de rede. E relatou que em junlo, os moradores daquele bairro, terão rede de esgoto. Através dos Dep Federal Mário Eringer e Dep Estadual Arlen Santiago já foi autorizado pelo Executivo a construção de uma Unidade Básica de Saúde para este bairro. Finalizou cobrando da secretaria da educação sobre o transporte para os alunos irem para a APAE.

Vereadora Alice Soares (PODEMOS): Solicitou ao Executivo que enquanto o PSF do bairro Santo Antônio está em reforma, que alugue uma casa para que dê continuidade aos atendimentos. Questionou sobre a dificuldade em conseguir senha para adesão da carteira de identidade e disse que procurou o Secretário Hélio Júnior sobre essa demanda e teve um retorno de que uma pessoa está sendo capacitada, mas que somente será feito em 40 dias. Relatou que todos os pedidos feitos pelo Executivo, foram aprovados por esta Casa Legislativa e que agora é o momento da execução. Finalizou com a indicação do Título de Cidadão Honorário ao senhor Esmeraldo Pereira dos Santos.

Vereador Max (PODE): Questionou o que de melhor aconteceu na cidade? Relatou que nem coisas básicas são feitas nos bairros e disse que muitas pessoas estão sem condições de sair de casa, devido ao excesso de buracos em alguns lugares e que os veículos de aplicativos e ônibus não conseguem passar. Reafirmou que todas as críticas são um pedido de socorro da população, que as ações tem que ser iniciadas. Cobrou que é necessário alguma intervenção em caráter de urgência. Relatou que a maioria dos secretários não atendem ligações e nem dão retorno de suas solicitações e completou ainda, que todos os seus pedidos são reclamações do povo e não dele como vereador. Relatou que fez 62 requerimentos e apenas três foram atendidos. Disse ter conseguido com o Dep Zé Reis o valor de R$ 180mil e quase perdeu a verba devido a demora da administração em responder a correspondência encaminhada, visto que há prazos para envio da mesma.

Vereador Éder Danilo (DEM): Também abordou o assunto da infraestrutura e tapa buracos nos bairros. Reforçou o pedido sobre a dificuldade em fazer as segundas vias ou até mesmo as carteiras de identidade. Complementou que somente pelo aplicativo o atendimento é moroso. Agradeceu ao Dep Estadual Gil Pereira por ter levado a Secretária Estadual agilidade ao processo das escolas municipais e estaduais, beneficiando mais de 3mil estudantes. Também disse que está trabalhando para o retorno do cursinho pré vestibular e que a Unimontes terá espaço próprio, onde era o DER. Pediu agilidade na reforma do Posto Central para melhor atender a população na vacinação. Abordou sobre o retorno da frente de trabalho e reforçou o planejamento das instalações de energia elétrica.

Vereador Ildemar Cordeiro (PMB): Disse estar engasgado, pois a única coisa que espera é uma boa gestão. Mais as cobranças tem que acontecer, devido a cidade estar parada, pois já se passaram um ano de administração e a casa ainda não está organizada. Elogiou sobre a adesão dos uniformes para os alunos.

Vereador Anselmo Caires (PSC): Declarou que esteve com o Prefeito Alex em Belo Horizonte e visitou a Secretaria de Infraestrutura e disse que o recapeamento da MGT 496 já está viabilizando recurso e que a Unimontes retornará e se instalará onde era o DER. Sobre o questionamento do que foi feito na cidade, disse que foi autorizado a progressão, apreensão de animais, reformas de PSFs, creches e escolas.

Vereadora Shirley da Oncologia (PATRIOTA): Deu início a sua fala abordando sobre os diversos tipos de violências contra as mulheres e divulgou os números do disk denúncia. Também declarou trabalhar pelo povo e não pela política. Falou das dificuldades que a população encontra em todas as áreas, principalmente na saúde e que é obrigação dos secretários trabalharem pelo povo. Afirmou que a Escola Adventista é uma realidade e que chegará em Pirapora.

Vereador Maurisim (PTB): Solicitou união dos parlamentares para ajudar a população com relação as demandas da cidade. Citou como exemplo, as compotas do bairro Nossa Senhora Aparecida. Ao final, fez um resumo dos benefícios feitos para a classe da educação. E justificou que a paralisação dos tapa buracos, se dá pelo período chuvoso e que a comunidade tivesse um pouco de paciência.

Florenal da Silva Ribeiro Junior
Florenal da Silva Ribeiro Junior disse:
04/07/2022 14h08
Boa tarde.
Gostaria que fosse acrescentado por escrito, minha participação na sessão do dia 21/02/2022.
Bem como os assuntos que abordei.
Agradeço.
Comentários foram desativados.