CÂMARA MUNICIPAL DE PIRAPORA HOMENAGEIA EX-PREFEITO ANTÔNIO CÂNDIDO DE OLIVEIRA COM NOME DE RUA

por camara municipal de pirapora última modificação 06/06/2024 15h01
A última sessão ordinária da Câmara Municipal de Pirapora, realizada em 27 de maio de 2024, foi marcada por uma homenagem especial. Na ordem do dia, discutiu-se e votou-se o projeto de lei nº 076/2023, que denomina a Rua “F”, localizada no Residencial Alphaville, Bairro Santo Antônio, como Rua Prefeito Antônio Cândido de Oliveira. A proposta foi de autoria do vereador Domingos Fonseca Ramos.
CÂMARA MUNICIPAL DE PIRAPORA HOMENAGEIA EX-PREFEITO ANTÔNIO CÂNDIDO DE OLIVEIRA COM NOME DE RUA

A última sessão ordinária da Câmara Municipal de Pirapora, realizada em 27 de maio de 2024, foi marcada por uma homenagem especial. Na ordem do dia, discutiu-se e votou-se o projeto de lei nº 076/2023, que denomina a Rua “F”, localizada no Residencial Alphaville, Bairro Santo Antônio, como Rua Prefeito Antônio Cândido de Oliveira. A proposta foi de autoria do vereador Domingos Fonseca Ramos.


O filho de Antônio, Marcus Vinicius, e suas netas, Cecília e Rachel, estiveram presentes para acompanhar a aprovação unânime do projeto. O momento foi emocionante e proporcionou a oportunidade de reviver e celebrar as memórias e os feitos de Antônio Cândido de Oliveira.


O filho Marcus Vinicius e as netas, Cecília e Rachel estiveram presentes para acompanhar a aprovação unanime e reviver memórias do senhor Antônio. Um momento emocionante e marcante para reafirmar e registrar memorias dos feitos de Antônio.


Antônio Cândido de Oliveira nasceu em Rio de Contas, Bahia, em 27 de agosto de 1923, filho de João Cândido de Oliveira e Honorinda Cândida de Oliveira. Era o terceiro de doze filhos. Em 1930, sua família se mudou para Pirapora, Minas Gerais, onde se estabeleceram após uma longa viagem.


Aos 18 anos, Antônio começou a trabalhar no açougue de seu pai. Aos 20 anos, em 1943, foi nomeado prefeito de Manga-MG pelo Governador do Estado. Em 1945, serviu no Exército Brasileiro no Rio de Janeiro, mas retornou a Pirapora após o nascimento de seu primeiro filho. Trabalhou no Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários (IAPI) como tesoureiro.


Em 1946, iniciou sua carreira política ao se filiar ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Foi eleito prefeito de Pirapora em 1950, promovendo a pavimentação das ruas da cidade e a criação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Em 1958, foi reeleito prefeito e conseguiu a instalação de um ramal de energia elétrica da represa de Três Marias.


Em 1963, foi eleito vereador e enfrentou perseguições políticas durante o regime militar de 1964. Em 1973, foi nomeado agente fiscal do IAPAS, onde trabalhou até se aposentar em 1992. Em 1993, foi eleito vice-prefeito e assumiu a prefeitura em 1995, após a cassação do prefeito Walyd Ramos Abdalla, completando o mandato até 1996.


Antônio Cândido de Oliveira faleceu em 11 de maio de 1999, aos 75 anos, deixando um legado de honestidade e importantes contribuições para Pirapora e Buritizeiro, Minas Gerais.

 

PROJETOS EM PRIMEIRA DISCUSSÃO:


Dois projetos estiveram em primeira discussão o projeto de lei n° 022/2024 que dispõe sobre as diretrizes gerais para a elaboração e execução da Lei Orçamentária para o exercício financeiro de 2025, de autoria do Executivo Municipal.


Discussão do projeto de lei n° 025/2024 que dá à Rua "09, no Bairro Chácara Muniz, a denominação de Rua Jacinto Alves Muniz, de autoria da vereadora Shirley Ferreira da Silva Alves. O homenageado, o Sr. Jacinto, nascido em Pirapora, foi o antigo dono do local onde hoje se encontra a Chácara Muniz.

 

REQUERIMENTOS APRESENTADOS PELOS VEREADORES:


VEREADOR ANTÔNIO MARCELO: reiterou os pedidos de mapeamento da rede iluminação pública em todo o bairro Nossa Senhora Aparecida, solicitando a substituição de lâmpadas e a instalação de novas onde necessário, com a maior rapidez possível. Também reafirmou o requerimento de revitalização da lagoa do bairro Nossa Senhora Aparecida, propondo uma parceria com os detentos da APAC para realizar o calçamento, implementar iluminação pública no local e criar uma área de lazer, em colaboração com o município para o planejamento.


VEREADOR DOMINGOS FONSECA: mencionou as obras paralisadas na cidade e solicitou alterações no planejamento. Reiterou o pedido de poda dos eucaliptos na Rua Prudêncio Gonçalves da Silva, no bairro Bom Jesus II, para evitar que as árvores caiam sobre as residências.


VEREADOR TOM: mencionou a reunião realizada com a diretoria de projetos da Secretaria da Família e Políticas Sociais de Pirapora, cujo objetivo é trabalhar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação para implementar interfones com câmeras nas creches dos bairros. Essa medida visa melhorar a segurança e a comunicação, protegendo alunos, professores, servidores e pais. Reiterou também o pedido para a instalação de sombrites nas áreas de brinquedos pedagógicos nas escolas e creches municipais, uma vez que esses espaços estão descobertos e a exposição ao sol pode causar problemas devido às altas temperaturas.


VEREADOR LEANDRO RIOS: cobrou providências da reforma e conclusão da praça no bairro Residencial São Francisco e solicitou esclarecimentos sobre a paralisação da obra. Pediu a extensão da iluminação elétrica e pavimentação asfáltica na Rua Jesuíno Lopes da Cruz, próxima à Rua São Paulo, bem como a pavimentação asfáltica no bairro São Geraldo. Reiterou o pedido de extensão da rede elétrica na parte alta do bairro Primavera. Além disso, solicitou a ampliação da rede elétrica na Rua Aristides Aristóteles de Azevedo, localizada nas chácaras Maltez. Mencionou problemas na Rua Cariris, no bairro Sagrada Família, onde a empresa de ônibus Viação Santo André não está completando o percurso. Por fim, anunciou que, em breve, será feita a revitalização e reestruturação da quadra de esportes localizada na parte central do bairro Cidade Jardim.


VEREADOR ANSELMO CAIRES: reiterou e reforçou as críticas quanto à situação das linhas de ônibus, expressando seu descontentamento com o serviço prestado e solicitou uma reunião entre a empresa, o Poder Executivo e Legislativo e a Superintendência Municipal de Trânsito para levar as demandas da população. Por fim, reiterou o pedido de recapeamento de várias ruas no bairro Santo Antônio, destacando que são pequenos trechos. Mencionou especificamente as ruas Montes Claros, Curvelo, Ouro Preto e Januária.


VEREADOR ADEMIR MIKA: atendendo ao pedido da população, solicitou a remoção de uma árvore localizada na esquina entre a Rua Caetano Mascarenhas e a Rua João Candido, no bairro Cidade Jardim, devido aos transtornos e riscos que ela tem causado aos moradores. Além disso, solicitou a extensão da rede elétrica nessas ruas. Por fim, manifestou seu repúdio aos ataques contra mulheres.


VEREADORA ALICE PRETA: solicitou à Secretaria Municipal de Saúde a disponibilização de um aparelho de nebulização para o posto de saúde do bairro Cidade Jardim, que atualmente está sem o equipamento. Além disso, pediu a iluminação e revitalização da quadra São Judas Tadeu, também localizada no bairro Cidade Jardim. Por fim, reiterou o pedido de patrolamento e cascalhamento das ruas do bairro Nova Pirapora que ainda não receberam pavimentação asfáltica.


VEREADOR ILDEMAR CORDEIRO: reiterou o pedido de podas de árvores e destacou a necessidade de melhorar a iluminação da praça no bairro cidade jardim. Expressou seu descontentamento com a qualidade do transporte público na cidade. Além disso, apresentou uma denúncia sobre empresas que estão sendo prejudicadas pela carga tributária do município. Por fim, reiterou a solicitação para a realização de uma consulta popular referente à construção do novo cemitério.


VEREADOR ÉDER DANILO: agradeceu pela pavimentação asfáltica no bairro Industrial e solicitou a extensão da rede elétrica em todo o bairro Cidade Jardim, especialmente nas ruas que estão recebendo a pavimentação asfáltica, além das ruas do bairro Sagrada Família. Por fim, agradeceu a todos os organizadores, à equipe e aos parceiros pela Ação Rotária realizada no último dia 26/05/2024.


VEREADORA SHIRLEY ALVES (Shirley da Oncologia): destacou a importância dos esforços para a implantação do transporte público na cidade, beneficiando a população que necessita se deslocar. Enfatizou também a relevância de uma audiência pública para discutir as obrigações tanto dos usuários quanto das empresas de transporte. Mencionou o programa “Mãe Piraporense”, que oferece consultoria gratuita para amamentação pelo SUS, realizada no Centro de Saúde da Mulher. Por fim, mencionou a preocupação dos Poderes Executivo e Legislativo em relação aos problemas de saúde mental e informou que estão mobilizados em favor de políticas públicas para o tratamento psicossocial das pessoas em situação de vulnerabilidade social.


VEREADOR JOÃO MAURICIO: solicitou ao Prefeito Alex Cesar e ao Deputado Estadual Arlen Santiago a construção de uma creche, com um investimento de R$ 3 milhões, para atender as crianças dos bairros São Geraldo, Morada do Sol, Shekinah e Residencial São Francisco. Mencionou os esforços do legislativo para acompanhar e atender as necessidades da população, especialmente durante o período de chuvas no bairro São Geraldo. Por fim, destacou a preocupação dos parlamentares em relação aos ônibus de transporte da cidade.